Carboidrato engorda?

CARBOIDRATO ENGORDA?

DIZER QUE CARBOIDRATO ENGORDA É UMA MENTIRA!

Fala, gente fina! Muita gente questiona que carboidrato engorda e, principalmente, que comer carboidrato à noite engorda!

Mas, de onde vem essas afirmações? A verdade é que os cientistas não concordam tanto com essas afirmativas e eu penso que você precisa repensar algumas coisas a respeito disso também!

O fato de você comer carboidrato não te fará engordar, o que você precisa é de uma alimentação balanceada que esteja bem ajustada aos seus padrões e, aí sim, você poderá experimentar uma verdadeira mudança em seu corpo!

A verdade é que todo mundo quer uma receita para ficar magro ou nunca engordar! E por isso, vira e mexe aparece uma nova solução!

Isso é a lei natural das coisas: a lei da demanda e oferta! Se você precisa de algo, alguém logo vai arrumar uma forma de te entregar!

Mas, nem sempre, isso que te entregam é a melhor coisa e por você querer tanto resolver seu problema, decide aceitar o que te oferecem sem nem se dar o trabalho de averiguar a informação!

Não estou aqui dizendo que eu sou o dono da verdade e que você deve acreditar em mim! Mas, falo como alguém que atua na área de Personal Trainer há quase 10 anos, formado em Educação Física, especialista em Fisiologia e Prescrição de Exercícios e que estuda muito o processo de emagrecimento e suas implicações para a saúde humana!

O QUE SÃO OS CARBOIDRATOS E QUAL A FUNÇÃO DELES?

A primeira coisa que você precisa entender é que “endemonizaram” tanto o bichinho, dizendo que ele é do mal e coisa parecida, que se hoje eu te perguntar para que servem, você prontamente vai dizer que é para te engordar! Kkkkkkkk!

Mas, não é nada disso! Não vou entrar aqui com termos muito científicos para te ensinar sobre eles, mas vou trazer para você exemplos simples da função que ele exerce em seu corpo!

Vários tipos de pães.

Assim como a proteína e a gordura, os carboidratos são marcronutrientes que devem fazer parte da nossa alimentação diária. Eles são importantes para o crescimento e manutenção do nosso corpo!

Pouca gente sabe, mas os carboidratos são os principais responsáveis em fornecer energia ao nosso corpo! Por aí você já começa a perceber que a ideia de que carboidrato engorda não é a principal função dele. Rsrsrs!

De maneira bem resumida, ele te ajuda a ter mais energia de forma mais rápida!

Importante você saber que o carboidrato não é a sua única fonte de energia! Eu não vou dizer aqui que se você não comer carboidrato, você não terá mais energia… Não é assim!

A verdade é que você pode utilizar também a proteína e a gordura como fontes de energia! Mas, são processos diferentes!

Podemos dizer que é mais fácil para o seu corpo gerar energia através do carboidrato do que através dos outros macronutrientes (proteínas e gorduras). Mas, sim! Eles podem te fornecer energia! Claro que de uma maneira mais complexa e demorada!

O carboidrato, não! É aquele cara que mostra para que veio e te manda longo uma carga de energia no sangue!

POR QUE O CARBOIDRATO É IMPORTANTE PARA MIM?

Se o que eu te disse acima não te convenceu da importância desse macronutriente, as minhas próximas palavras irão pelo menos te fazer pensar melhor a respeito da importância dele, que não é de te fazer engordar! Rsrsrs!

Os carboidratos, realmente, são importantes para nós, “seres humaninhos” e digo mais: Se você é uma pessoa ativa, ele se torna ainda mais importante para você!

Eu não sei se você sabe, mas o carboidrato é a principal fonte de energia do seu cérebro! Sabia disso? Imagina que tem pessoas comprometendo o funcionamento do próprio cérebro por não saber a importância desse macronutriente e por manter a ideia fixa de que carboidrato engorda !

Cérebro ligado.

Além disso, para você entender a importância desse macronutriente na sua alimentação, vou te dizer algo sobre o emagrecimento que sempre faço questão de reforçar!

Emagrecimento é manutenção ou aumento de massa muscular, junto com a redução de gordura! A questão é que todo mundo pensa que para manter e aumentar a massa muscular, você precisa apenas ingerir proteínas e não é bem assim…

… A verdade é que neste processo, a ingesta de carboidrato é de muita importância, porque a sua baixa ingesta pode promover uma degradação das fibras musculares, com o intuito de fornecer substratos para gerar energia para o seu corpo. 

Entenda que os carboidratos não são seus inimigos! Eles têm um papel importante no seu corpo! Negligenciar a importância deles pode te gerar prejuízos. Esquece isso de que carboidrato engorda e usa-o da maneira correta e favorável para seu corpo.

Eu penso que o radicalismo em relação a restrição de carboidratos nas dietas, têm sido um grande inimigo para as pessoas emagrecerem!

A questão é que você precisa entender melhor os tipos de carboidratos, como e quando consumi-los!

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CARBOIDRATOS? TODO CARBOIDRATO ENGORDA?

Você já viu aquela história de que todo político é corrupto? Que fique bem claro, não vou falar de política aqui!

Mas, quero usar esse exemplo que fica bem fácil para você entender!

Algumas pessoas afirmam que todos os políticos são corruptos, mas na verdade não é bem assim! Eu penso que existem políticos que realmente querem ajudar a população e não se corrompem!

Se você não concorda com esse meu ponto de vista, fique em paz! É só um exemplo!

Da mesma forma, podemos falar dos carboidratos! Começaram com a ideia de que carboidrato não presta e jogaram todos os tipos de carboidratos em uma mesma balança!

A questão é que existem diferentes tipos de carboidratos e quando falam que carboidrato não presta, generalizando todos os tipos de carboidratos, iniciamos uma conversa cheias de afirmativas controversas.

Você já deve ter escutado que existem os carboidratos simples e complexos, não é?

A digestão dos carboidratos simples acontece de maneira mais rápida, aumentando rapidamente o nível de glicose no sangue.

Por isso que ele te fornece energia mais rapidamente, por conta desse aumento rápido de glicose na corrente sanguínea.

Alguns dos alimentos que são fontes de carboidratos simples são: mel, frutas, açúcar, pão, biscoito, refrigerantes, macarrão, arroz branco e outros!

Pães, biscoitos, doces, açúcar.

Porém, os carboidratos complexos são absorvidos mais lentamente e aumentam gradualmente a glicemia no sangue, te ofertando mais lentamente energia!

Dos alimentos que são fontes deste tipo de carboidrato os mais conhecidos são: batata doce, mandioca, inhame, arroz integral e outras massas integrais.

arroz integral, mandioca, batata doce.

A verdade é que você precisa evitar o alto consumo de carboidratos simples, principalmente os refinados. Estes sim, podem te trazer alguns prejuízos!

Com o avanço tecnológico que tivemos, a indústria tem aumentado com força total o fornecimento de alimentos refinados.

Eu separei para você abaixo uma lista com alguns carboidratos refinados, que são facilmente consumidos em larga escala por nós. Se ligue:

Lista de carboidratos que engordam.

Esses são os carboidratos refinados e que realmente não é tão legal que você faça uso excessivo deles!

O consumo deste tipo de carboidrato tem aumentando em nossa sociedade, por conta da praticidade que o uso dele nos oferece, mas não são tão benéficos assim!

No entanto, o consumo de carboidratos complexos deve fazer parte de sua alimentação e até mesmo os simples (frutas) de maneira moderada!

POR QUE CARBOIDRATO ENGORDA?

Em primeiro lugar, carboidrato não engorda! Quem engorda é você! Acho essa uma piada tão boba, mas quis fazer! Rsrsrs!

E te digo mais, consumir carboidrato em grande quantidade que te engorda! Consumir na medida ideal para você não vai te fazer engordar de forma nenhuma!

Mas, eu vou te explicar como funciona essa questão de engordar por conta do consumo de carboidrato!

Você lembra que eu te disse que eles são a nossa principal fonte de energia, correto?

Quando você come carboidrato, você está oferecendo ao seu corpo uma matéria-prima importante para ele gerar energia!

Só que algumas pessoas acabam exagerando na oferta dessa matéria-prima para o corpo e aí é que mora o perigo.

Vamos supor que seu corpo é uma casa em construção, certo?

Imagem de casa em construção.

Aí o engenheiro fala contigo: “Olha, para construir essa casa eu preciso de 100 sacos de cimento” e você traz apenas 90 sacos!

Alguns engenheiros podem perguntar ao mestre de obras o que pode ser feito e o mestre de obra dizer: “Vou misturar isso aqui com um pouco mais de areia para render!” Isso pode dar certo?

Olha, eu não entendo nada de construção! Mas, acredito que pode até segurar, porém não é o ideal e com certeza em algum aspecto terá dano, seja na qualidade do serviço ou até mesmo faltar areia para outro serviço que precise da areia.

Isso acontece quando você fornece carboidrato de maneira insuficiente para seu corpo. Se ele estiver precisando de energia, ele vai tirar de onde não deve tirar e alguém vai se prejudicar!

O outro exemplo é quando, ao invés de trazer os 100 sacos de cimento que o engenheiro pediu você traz 120 sacos!

O que vai acontecer? Ele vai usar os 100 sacos solicitados e os 20 que sobraram vai guardar e te devolver!

O que você fará com esses sacos? Entulhar na sua casa, sem necessidade!

No seu corpo acontece a mesma coisa quando você consome carboidratos, além do que ele precisa como fonte de energia, ele estoca em seu corpo em forma de gordura!

Ou seja, o problema não é consumir carboidrato e sim consumi-lo excessivamente!

COMO DEVO CONSUMIR CARBOIDRATO?

Acredito que se você chegou até aqui, você já entendeu a importância de ingerir carboidratos!

Então, eu vou te ensinar a maneira correta para você não exagerar no consumo deste macronutriente e nem consumir de menos!

Só para deixar claro, eu não sou nutricionista, porém me sinto à vontade para te ensinar aquilo que sei sobre o assunto, sem fazer nenhum tipo de prescrição alimentar pra você!

Como Personal Trainer, eu não posso prescrever dieta e por isso tenho parcerias com alguns profissionais de nutrição!

O cálculo para consumo de macronutrientes, principalmente dos carboidratos, não é tipo uma receita de bolo. Deve ser feito de maneira individualizada, de acordo com toda a sua rotina e necessidades.

Por exemplo: se você vai para a academia 3x por semana e faz um treino moderado, sua necessidade energética será menor do que a de uma pessoa que vai todos os dias para academia e treina intenso!

Mulher que treinou de forma intensa, precisa de mais carboidrato na dieta.

Uma estratégia que você pode utilizar é sempre pensar o que você vai fazer no dia e analisar se você vai precisar de muita energia ou não!

Se você for realizar uma atividade intensa, possivelmente precisará de uma ingesta de carboidratos maior, porém se for passar o dia sentado no escritório, dificilmente vai precisar de tanta energia assim!

Acredito que esse macronutriente é um dos que mais precisam de manipulação diária e bom senso, porque ao exagerar no seu consumo, você pode realmente aumentar o acúmulo de gordura.

QUANTO DE CARBOIDRATO VOCÊ PRECISA

Como eu já disse, não é nenhuma fórmula mágica! Mas, eu vou te ensinar como fazer esse cálculo baseado em algumas estimativas de livros e artigos!

Manter o equilíbrio e saber consumir corretamente cada macronutriente fará toda diferença para você!

Existe uma recomendação que segue a seguinte linha:

INGESTA DIÁRIA DE CARBOIDRATO PARA PESSOAS QUE FAZEM EXERCÍCIO FÍSICO:

  • Café da manhã – 20%
  • Refeição pré-exercício – 20%
  • Refeição pós-exercício – 20%
  • Outras refeições – Dividir igualmente 40% entre as demais refeições.

INGESTA DIÁRIA DE CARBOIDRATO PARA PESSOAS QUE NÃO FAZEM EXERCÍCIO FÍSICO:

  • Desejum – 25%
  • Lanche da manhã – 20%
  • No almoço – 15%
  • Lanche da tarde – 15%
  • Ceia – 15%
  • Jantar 10%

Esses valores podem variar de acordo com o objetivo de cada pessoa!

Tomando como base esses percentuais, pegue a quantidade de calorias diárias que você ingere e faça um esquema simples de alimentação!

Preciso que saiba que essas dicas jamais substituirão o acompanhamento de um profissional de nutrição. E se você fizer da maneira incorreta, você poderá deixar todo seu metabolismo lento. Ah! Eu fiz um vídeo falando sobre esse assunto e você pode clicar aqui para ter acesso.

CARBOIDRATO ENGORDA À NOITE?

Essa é a principal dúvida das pessoas. Quantas pessoas você conhece que não comem carboidratos depois das 18 horas?

Eu conheço muita gente e, inclusive, eu mesmo não comia carboidrato à noite, pois pensava que engordava!

Porém, os estudos têm evoluído e mostrado que não tem nada a ver! Não é o fato de você comer carboidrato à noite que vai te fazer engordar ou não!

O X da questão não está no horário que você consome carboidrato e sim na quantidade que você consome!

Se você tiver uma ingesta de carboidrato equilibrada e ingerir esse macronutriente à noite, você não engordará por conta desta ingesta. O contrário também é verdadeiro, nada adianta você não ingerir carboidratos à noite e durante o dia se encher de carboidratos.

O que você precisa é bom senso e dosar a sua ingesta durante todo o dia!

Carboidrato à noite não engorda, o que engorda é você exagerar qualquer horário!

Homem exagerando no carboidrato.

O ideal é que você procure ajuda com um profissional capacitado (nutricionista) e aliado a isso, faça um programa de treino eficiente com um Personal Trainer. Você já conhece o meu Programa de Personal Trainer Online? Clique aqui e entenda como funciona.

Se você mora em Salvador/Bahia, tenho também a opção do Personal Trainer Presencial. Clique aqui e conheça esse serviço.

CONCLUSÃO

Dizer que carboidrato engorda é mito! O que faz engordar não é consumir carboidrato e sim exagerar no consumo dele!

O carboidrato, assim como a proteína e gordura, é um macronutriente essencial para você, inclusive no processo de emagrecimento! Ele, quando bem ajustado às suas necessidades, vai te ajudar a ter mais energia para treinar, manter sua massa muscular e até auxiliar no aumento de massa muscular.

O carboidrato exerce uma função importante até no desempenho do seu cérebro! O seu cérebro usa muito desta fonte de energia para trabalhar e zerar a ingesta de carboidrato não vai ser legal para você!

Você precisa, na verdade, saber escolher o tipo de carboidrato que você vai ingerir! Evite os carboidratos refinados que realmente podem atrapalhar todo o seu processo e prefira carboidratos complexos!

Ingerir a quantidade certa de carboidratos diária fará toda a diferença para você! Não exagere no radicalismo e faça bom uso dos carboidratos, ingerindo da maneira correta, até à noite você pode consumir, desde que seja com moderação!

Diz aí, você sabia que o carboidrato à noite não engorda? Você sabia que ele é tão importante para o seu corpo e o processo de emagrecimento?

Energiaaaaaaa!

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