Treino de musculação para emagrecer.

COMO FAZER TREINO DE MUSCULAÇÃO PARA EMAGRECER?

Fala, gente fina! Todos precisam saber como fazer o treino de musculação para emagrecer! Durante anos, este segredo ficou oculto e poucas pessoas, até hoje, sabem disso!

Por isso, decidi te ensinar o segredo por trás dos treinos de musculação que faz as pessoas emagrecerem de verdade e você nunca mais vai ficar na dúvida de como fazer o treino de musculação para emagrecer.

Antigamente, se pensava que a musculação servia apenas para pessoas que queriam ficar fortes ou para atletas de fisiculturismo, porém com a evolução da ciência já se tem conhecimento de que a musculação tem um papel essencial nas nossas vidas (de todos!) e seus benefícios vão muito além dos benefícios estéticos apenas.

Fazer musculação não é simplesmente uma questão de estética e sim de saúde! Hoje, a manutenção da massa muscular é considerada importante para a longevidade e saúde.

Eu penso que devemos ter em nossa mente que a musculação, além de prevenir doenças, melhorar a saúde e evitar depressão, ainda nos oferece resultados estéticos excelentes, que somente essa modalidade pode oferecer.

Porém, as pessoas trocaram as ordens e pensam: “Vou fazer musculação por causa da estética e de quebra cuidar da saúde!” Não deve ser assim!

Você precisa, em primeiro lugar, pensar em sua saúde e os resultados estéticos virão como consequência!

Mulher magra com calça grande.

Neste post eu não vou te ensinar apenas como fazer o treino de musculação para emagrecer. Eu vou te ensinar como treinar para melhorar sua saúde e ainda emagrecer!

Consegue perceber como é diferente e muito mais profundo?!

MUSCULAÇÃO NÃO EMAGRECE…

Isso é mito! É a primeira coisa que você precisa tirar da cabeça!

Criaram que musculação não serve para quem quer emagrecer e eu te pergunto: Quem disse isso?

Não precisa ficar se sentindo mal! Acredito que 90% das pessoas pensam a mesma coisa que você, inclusive eu pensava a mesma coisa há anos atrás.

Essa informação ganhou uma grande proporção que, até hoje, é difícil de tirar da mente das pessoas e desconstruir essa história.

Mas, a musculação emagrece sim! Eu até me arrisco a dizer que se uma pessoa quer emagrecer de maneira duradoura precisa fazer musculação!

Eu sempre digo que o emagrecimento saudável e duradouro depende de alguns fatores e perder peso simplesmente, muitas vezes não é emagrecer.

Emagrecer não é apenas perder peso! Se perder peso fosse sinônimo de emagrecimento, você só precisaria desidratar bastante que iria perder peso em forma de líquido e estaria “emagrecendo”!

Mas, não é assim! Para emagrecer, você precisa aumentar ou manter a massa muscular e diminuir gordura!

Aí eu te digo: Perder gordura é até mais tranquilo, através de dieta ou alguma outra atividade. Mas… e aumentar e manter a massa muscular, quem é que tem esse poder? A musculação!

Não tem outra atividade que consiga te ajudar neste processo tanto quanto a musculação e, por isso, definitivamente, você precisa aprender a maneira correta de fazer isso, para que você realmente emagreça e não se frustre!

Homem fazendo musculação para emagrecer.

Esses dias, a academia que minha esposa treinava fechou e eu fui com ela em outra academia para ela treinar!

Era finalzinho da tarde, eu deixei ela na academia e fui passear um pouco com a nossa filha!

Ela acabou o treino e quando entramos no carro para irmos para casa, ela exclamou com muita pena de um rapaz!

Ela disse: “Amor, eu estava fazendo puxador e um rapaz foi fazer depois de mim! Mas, ele não sabia para onde ir, deixou o mesmo ajuste e o mesmo peso que eu e ninguém ajudou ele! Coitado…”

E eu pensei: “Nossa! A probabilidade deste cara continuar treinando depois de 3 meses é praticamente zero!”  Porque ele não vai ter resultados e ainda corre o risco de se lesionar!

Aí lembrei o quanto eu tenho ajudado pessoas a se livrarem desse tipo de coisa, mesmo de longe, através do Personal Online! Já conhece esse Programa? Clique aqui e saiba mais!

Ela ficou morrendo de pena e eu também…

… mas, você não sabe o que é pior! Tinha uma professora na sala da academia, conversando com umas alunas! Isso é dose!

E aí, vem meu alerta! Esse tipo de treino de musculação, realmente não emagrece! Porque não tem nenhum planejamento e não há controle de variáveis!

Por isso, muitos dizem que musculação não emagrece! Porque fazem errado!!!

PRIMEIRO PRECISO EMAGRECER PARA DEPOIS FAZER MUSCULAÇÃO?

Isso é o que muitos pensam! Talvez você já tenha escutado isso de alguém ou quem sabe até mesmo já falou!

Sinceramente? Penso que esse pensamento é um dos principais vilões e inimigo de quem quer emagrecer!

Mulher pensando em emagrecer para depois fazer musculação.

Durante o seu processo de perda de peso, a musculação precisa fazer parte disso e não ser acrescentada depois que você emagreceu!

A musculação consegue oferecer benefícios para o emagrecimento, logo depois do treino e em um período de longo prazo!

Dentre os benefícios que a musculação, feita corretamente, pode te oferecer, alguns são chave para o processo de emagrecimento:

  • Redução de fome;
  • Regulação hormonal;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Aumento de massa muscular;
  • Mudança de hábitos para estilo de vida mais saudável;
  • Redução de gordura;
  • E outros…

Aí eu te pergunto: Uma pessoa que quer emagrecer pode ficar sem usufruir destes benefícios? De maneira nenhuma!

Eu acredito que a musculação, na verdade, deve ser a primeira atividade que pessoas que querem emagrecer devem fazer.

Além de todos esses benefícios que foram citados, a musculação tem uma coisa diferente!

Pessoas com sobrepeso ou obesidade não podem expor suas articulações a muito estresse, para não se lesionar.

Por exemplo:  Se uma pessoa que está acima do peso decide iniciar a prática de exercícios para emagrecer correndo dia sim e dia não, possivelmente ela vai se machucar!

O peso em excesso, junto com o exercício repetitivo e impacto em cima da articulação irá gerar uma lesão, correto?

Mulher com dor no tornozelo.

Pois é! A musculação não gera esse impacto articular e ainda ajuda no fortalecimento e preparação da articulação para exercícios que são de maior impacto!

MUSCULAÇÃO PARA EMAGRECER: PRECISO FAZER RÁPIDO OU DEVAGAR?

Essa dúvida pega muita gente! Algumas pessoas sugerem que fazer mais rápido vai emagrecer mais, não é isso mesmo?

A verdade é que isso não tem nada a ver!

A velocidade do movimento é uma das variáveis da musculação que precisa ser manipulada corretamente! Não é simplesmente dizer: Faz rápido que emagrece! Rsrsrs!

Seria legal se fosse assim tão fácil! Fazer rápido, na verdade, pode ser uma péssima opção se for aplicado da maneira errada!

Para essa variável ser bem manipulada você precisa saber de um detalhe! Alguns estudos têm sugerido que o tempo de execução de cada série é ideal que demore no mínimo vinte segundos!

Ou seja, fazendo rápido demais, você pode até perder esse time e prejudicar os seus resultados!

Um detalhe importante que poucos sabem, mas acabam fazendo até mesmo sem querer é o seguinte: Fazer exercícios com maior velocidade gasta mais calorias, sabia disso?

Notícia boa essa, não é? Mas, agora te darei uma má noticia: Gastar calorias durante o treino não tem nada a ver com emagrecimento!

É isso mesmo! Mais adiante explicarei melhor isso!

Em relação a velocidade, pense comigo: Se você colocar um peso para fazer oito repetições e você faz 1 segundo para cada fase (excêntrica e concêntrica), no final da série você terá feito toda a série em dezesseis segundos.

Uma média de tempo menor do que os artigos têm sugerido (no mínimo vinte segundos)!

Para fazer 8 repetições e se manter dentro do que os artigos têm sugerido, você precisaria, pelo menos, realizar os exercícios com dois segundos em cada fase, para toda a série durar trinta e dois segundos.

Isso não quer dizer que se não fizer acima de vinte segundos, você não terá resultado nenhum! Mas, para ter melhores resultados, você precisa obedecer a este tempo de contração da fibra!

MUSCULAÇÃO PARA EMAGRECER: TEM QUE FAZER DE 15 A 20 REPETIÇÕES?

Esse é outro mito! Dizer que se você quer “queimar” tem que fazer muitas repetições!

Não tem nada a ver uma coisa com a outra! Um detalhe importante aqui é que você pode “queimar” gordura fazendo tanto 8 repetições quanto fazendo 20 repetições!

Não é a quantidade de repetições que definirá seu emagrecimento e sim as repercussões orgânicas geradas pelo treino.

O treino precisa ter intensidade suficiente para fazer com que seu corpo sinta que um estímulo forte foi dado e ele precisa reparar o dano gerado pelo treino!

Sabe por que? De nada adianta você fazer 20 repetições com peso tão leve que você conseguiria fazer 30 repetições!

A verdade é que com um treino deste você estará perdendo tempo!

A quantidade de repetições, assim como a velocidade é mais uma variável do treino que precisa ser bem manipulada e não pode ser negligenciada!

Para ficar claro: Se uma pessoa faz 20 repetições com peso leve e outra faz 8 repetições com peso bem ajustado, o que fez 8 provavelmente terá melhores resultados. Porque ele conseguiu levar o corpo a um estresse maior!

Você pode fazer muitas repetições e poucas repetições, basta ajustar bem a carga! Porém, existe um momento certo para usar cada uma dessas repetições e o ideal é que o uso deles estejam alinhados com o plano alimentar!

Renato Figueiredo ajustando carga de aparelho.

Uma sugestão simples que posso te dar é fazer uma semana com muitas repetições e outra semana com poucas repetições. Porque assim você gera dois tipos de estresse no seu corpo e faz com ele trabalhe mais!

Ou ainda um mês com cada estímulo, também pode ser usado! Além disso, usar métodos mais avançados pode ser uma boa estratégia!

Alguns métodos parecem ser bem eficientes neste processo de emagrecimento e são eles:

  • Drop-set;
  • Bi-set;
  • Tri-set;
  • SST;
  • Rest-pause;
  • 3 à 7;
  • E outros…

MUSCULAÇÃO GASTA POUCAS CALORIAS…

Sim! Isso é bem verdade! Mas, o que você não sabe é que no processo de emagrecimento isso é o que menos importa! Rsrsrs!

Te enganaram a respeito disso o tempo todo… eu sei disso e eu também cai nesse conto! Hehehe!

Me lembro como se fosse hoje, aprendi que para a pessoa perder 1kg de gordura precisava queimar 7700 Kcal.

Caramba! Fiquei feliz! Porque eu tinha como prever de acordo com o treino o quanto meus clientes iriam emagrecer! Era muito massa!

Perdi horas fazendo uns ajustes nas planilhas do Excel, colocando cálculos automáticos e tudo e sabe o que acontecia? No final de tudo, a redução de peso na balança nunca batia igual a da minha planilha!

Era uma frustração para mim isso! Chegava a pensar que era a alimentação ou alguma outra coisa na fórmula que estava errado!

Mas, não era…

A verdade é que este método matemático para calcular emagrecimento é uma furada! Isso não funciona assim!

Emagrecimento e gasto calórico durante o treino não tem relação direta!

Eu vou te explicar: Uma corrida com intensidade leve a moderada gasta mais calorias do que um treino de musculação!

Porém, essa corrida tem um gasto calórico elevado naquele momento apenas, enquanto a musculação quando bem ajustada da maneira que eu estou te ensinando, pode até ter um menor gasto calórico, mas consegue acelerar seu metabolismo e manter ele acelerado por muito mais tempo do que uma corrida.

O gasto calórico da musculação pode ser menor! Porém, o efeito que ele promove em seu corpo para emagrecer é muito mais duradouro e eficiente!

MUSCULAÇÃO AUMENTA MEU PESO, NÃO SERVE PARA EMAGRECER!

De maneira equivocada, as pessoas começaram a dizer que fazer musculação não serve para emagrecer porque aumenta o peso ou impede de perder peso!

Entenda, a musculação aumenta sua massa muscular e este aumento de massa muscular vai resultar em um aumento na balança!

Por isso, a balança não pode ser o seu principal parâmetro para mensurar o emagrecimento!

Mullher na balança e símbolo de errado.

O ideal é que você faça uma avaliação de composição corporal, para que você saiba a real situação do seu corpo!

Imagina só, se você fica triste porque o peso na balança se manteve ou aumentou um pouco, mas na verdade você está emagrecendo!

A musculação pode aumentar peso, mas é um aumento de peso com qualidade!!!

Acesse as 5 maneiras de variar seu treino de musculação e saiba mais sobre esta modalidade valiosa para o seu corpo!

Tenho um vídeo no YouTube também explicando como eliminar gordura visceral. Confere lá!

CONCLUSÃO:

Diferente do que muita gente pensa, a musculação tem se mostrado uma excelente estratégia para quem quer emagrecer e você não precisa primeiro emagrecer para depois fazer musculação!

Muito pelo contrário, você deve fazer musculação para emagrecer! Um dos pontos chaves para usar a musculação no processo de emagrecimento é treinar da maneira correta!

Manipulando bem as repetições, carga, velocidade a ponto de gerar repercussões orgânicas em seu corpo.

Você pode até questionar o baixo gasto calórico do treino de musculação! Realmente, ela gasta poucas calorias no momento do treino. Mas, as repercussões que ela gera em seu corpo após o treino, nem se compara as calorias gastas durante um treino de alto gasto calórico.

Ah! Não se preocupe se seu peso não mudar tanto! Provavelmente, você está ganhando massa muscular e isso faz parte de todo o processo de emagrecimento!

Você sabia que a musculação é excelente para emagrecer?

De que outra forma eu posso te ajudar?

Um forte abraço e energiaaaaa!!!!

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