Foto emagrecer braço.

EMAGRECER BRAÇO: SAIBA COMO DEFINIR OS BRAÇOS

Muitas mulheres querem saber uma estratégia para emagrecer braço! Mas, com tantas informações duvidosas e mitos que são espalhados sobre definir e emagrecer braço, então fica difícil de alcançar o objetivo.

Se você tem os braços gordinhos e fica chateada quando veste uma blusa de alcinha ou uma camiseta, então acredito que o que você mais quer é uma solução de verdade para emagrecer o braço! 

Talvez umas das estratégias mais ditas e uma das mais erradas é a de fazer exercícios localizados para reduzir a gordura dessa região e, como resultado, emagrecer o braço! Certamente, essa não é a melhor solução, nem de longe!

POR QUE MULHERES ACUMULAM GORDURA NO BRAÇO?

Se você não acumula gordura na região do seu tríceps ou no famoso músculo do “tchauzinho”, certamente você conhece alguém que acumula gordura nesta região e morre de vontade de aniquilar essa gordura! Rsrsrs!

A verdade é que existe uma maior predisposição, geralmente por conta dos hormônios femininos que fazem com que as mulheres acumulem mais gordura nesta região!

Mas, as mulheres não sofrem apenas com o acúmulo de gordura neste local! Elas têm uma maior predisposição para acumular gordura também em regiões como quadril e coxa, por exemplo! É o que chamamos de gordura ginóide.

Mulher pegando no braço gordo.

Ou seja, a verdade é que por conta de toda produção hormonal e até mesmo estrutura fisiológica do corpo da mulher, naturalmente, o acúmulo de gordura é maior em mulheres do que em homens. Mas, não se preocupe! Nem tudo está perdido!

Eu fiz um vídeo explicando, detalhadamente, como funciona esse processo de redução de gordura no braço, clique aqui e confira!

UMA DAS PIORES ESTRATÉGIAS PARA EMAGRECER BRAÇO

Na busca pelo emagrecimento do braço e, devido às ideias equivocadas que estão bem difundidas na mente das pessoas, muitos acabam desistindo de ter o corpo que desejam porque tentam da forma errada!

Por exemplo, você já ouviu alguém dizer que para secar tem que fazer quinze ou mais repetições e sentir queimar?

Sabe aquela ideia de fazer abdominal para tirar a barriga?

Com o braço não é diferente!

Da mesma forma, a ideia de fazer vários exercícios para essa região é muito comum com o pensamento de ser essa a melhor estratégia para diminuir gordura!

Talvez você não saiba, mas a gordura não se transforma em músculo.

Gordura e músculo são diferentes

Não sei se você sabe, mas eu atuo há aproximadamente 10 anos nessa área e eu já ouvi de quase tudo!

Por exemplo, uma das coisas que mais me chama atenção é quando chegam para mim e dizem que querem transformar a “massa” em músculo!

 O problema é que essa “massa” que eles falam é gordura! Ou seja, querem transformar gordura em músculo.

Olha, se tem uma pessoa que acredita em milagres, essa pessoa sou eu! Mas, o milagre de transformar uma coisa em outra coisa, apenas Jesus fez quando transformou a água em vinho e quando me falam que querem transformar a gordura em músculo, eu só penso nisso! Rsrsrs!

Pois é, a gordura é um tipo de tecido e o músculo outro tipo de tecido e, por mais que você exercite a região que você tem como expectativa emagrecer, jamais a gordura irá se transformar em músculo.

COMO FUNCIONA A RELAÇÃO GORDURA E MÚSCULO

Entenda… Como eu disse, cada um é um tecido e, portanto, existe uma ordem na localização entre eles! O músculo está ligado ao osso através de tendões e a gordura encobre esse músculo. Ou seja, o seu músculo está embaixo da sua gordura!

Camadas: pele, gordura e músculo.

Então, agora estamos começando a entender?

Você consegue entender que os dois estão presentes aí em seu corpo?

Ótimo! Agora pense comigo: se o músculo está embaixo da gordura, por mais que você trabalhe ele com toda dedicação, a gordura estará cobrindo o seu músculo, impedindo que ele apareça ou demonstre qualquer definição!

O que você precisa é fazer um programa de treino junto com uma alimentação balanceada que gere em você uma redução de gordura corporal e não apenas na região que você deseja!

É importante esclarecer que, com isso, eu não estou dizendo que o treinamento de braço não é importante e que não ajuda neste processo! Esse tipo de treino ajuda, porque auxilia no aumento de massa muscular e em todo o processo do emagrecimento. Mas, não por conta de exercícios localizados.

QUAL ESTRATÉGIA VOCÊ DEVE USAR:

Resumindo, não existe uma receita de bolo específica para emagrecer o braço! Mas, existem algumas opções que tem apresentado excelentes resultados, tanto de musculação quanto de treinamento aeróbico!

Talvez falar de treinamento aeróbico em um processo de redução de gordura localizada seja algo novo para você, não é?

Mas, a verdade é que você não tem como emagrecer, apenas o seu braço, nem só a barriga ou culote! Em outras palavras, você precisa emagrecer todo seu corpo!

Ou seja, essa gordura localizada tem relação também com a sua gordura geral! A questão é que isso muitas vezes é difícil de entender!

Por exemplo, algumas pessoas têm uma distribuição corporal bem equilibrada e outras não! Como funciona isso?

Duas mulheres, ambas com 35% de gordura, podem ter diferentes imagens corporais!

Vamos supor que uma delas tem 35% de gordura, mas não acumula exageradamente gordura localizada no braço e distribui esses 35% de gordura por todo o corpo! Dificilmente, ela se sentirá tão mal quando colocar uma blusa de alça! Pode até se sentir mal, não tanto quanto a segunda mulher que exemplificarei agora!

Por outro lado, a segunda mulher, também com 35% de gordura tem uma diferença! Ela não consegue distribuir bem sua gordura e tem um acúmulo mais localizado de gordura na região do tríceps! Certamente, se estiverem as duas juntas isso será muito perceptível!

Mulher magra e lutra mais gordinha.

Mas, isso não quer dizer que uma tem mais gordura do que a outra! Elas têm o mesmo percentual, mas com distribuição diferente!

Essa diferença na distribuição da gordura subcutânea não tem problema nenhum e pode ser provocada por questões genéticas! No entanto, as estratégias para redução dessas gorduras não são diferentes! São as mesmas!

COMO DIMINUIR A GORDURA

Estudos têm indicado que treinos de alta intensidade são excelentes estratégias para diminuir gordura corporal, tanto treinos aeróbicos quanto de musculação!

Os treinamentos aeróbicos de alta intensidade são conhecidos como High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT).

Existem diversos protocolos de HIIT! O HIIT consiste basicamente em estímulos curtos ou longos em alta intensidade com momentos de recuperação em uma intensidade mais baixa!

Não entrarei em detalhes na prescrição de um treino HIIT porque para uma boa prescrição deste método precisamos manipular pelo menos 10 variáveis e agora não daria para abordar este assunto! Mas, vou exemplificar aqui uma forma de método de HIIT!

Em primeiro lugar, a primeira coisa que preciso que você saiba é que o HIIT não é apenas dar tiros e pronto! Ou seja, existe uma intensidade específica para cada método de HIIT!

Essas intensidades devem ser manipuladas e estipuladas através de cálculos e resultados adquiridos através de uma avaliação de capacidade aeróbica!

Contudo, existe um protocolo que não precisa desses dados! Mas, é mais indicado para pessoas mais treinadas, porque a intensidade que deve ser imprimida é muito forte!

Além disso, a primeira coisa que precisamos definir é a modalidade, vamos exemplificar aqui com a bicicleta estacionária!

HIIT NA BICICLETA ESTACIONÁRIA

Depois de definir qual a modalidade, vamos colocar em prática! Como disse, não entrarei no detalhe das variáveis então, apenas vou dizer a aplicação do protocolo!

Mulher na bicicleta estacionária ao lado de Renato Figueiredo.

Por exemplo, na bicicleta estacionária, você vai fazer 10 tiros na sua maior intensidade, durante exatamente quinze segundos. Parece pouco, não é?

Olha, eu te garanto que se você fizer na sua máxima intensidade, certamente, serão os 15 segundos mais longos da sua vida! Geralmente, quando eu aplico em meus clientes, na terceira série eles já estão bem cansados! Rsrsrs!

Um detalhe a respeito dos treinos de alta intensidade é que, realmente, eles são mais rápidos, mas tem um poder de resultados incríveis!

A intensidade do treino é inversamente proporcional a duração do treino!

Isso é muito importante para que a intensidade seja mantida alta durante todo o treino!

Então, se o treino for muito intenso, ele deve ser mais rápido. Se for de baixa intensidade, mais longo!

Ah! Esse tipo de treino pode ser feito na corda naval também! A corda naval é outro excelente equipamento que podemos usar em programas de treinos como esse, conhecidos como: ALL OUT!

Aqui está um vídeo que fiz utilizando a corda náutica!

Com esse tipo de programa você vai acelerar muito o seu metabolismo e tenha certeza que, como resultado, o emagrecimento chegará!

Esse é o segredo para você conseguir emagrecer o seu braço! Fazer treinos que te levem a queimar mais gordura de forma geral!

Uma outra forma de alcançar esse objetivo é através da musculação! Um programa de treino de musculação bem elaborado tem se mostrado excelente no processo de emagrecimento!

Na verdade, você não precisa fazer um ou outro! O ideal neste processo seria que você fizesse os dois, de maneira bem estruturada, para que os resultados sejam excelentes!

Os treinos de musculação com o objetivo de emagrecimento que, consequentemente, proporcionará a você um emagrecimento no braço, são os de alta intensidade.

Existem diversos programas de treino de musculação de alta intensidade que são bem interessantes! Eu não detalharei nenhum deles aqui, mas vou citar alguns desses métodos:

Métodos de treinamento:

  • Drop – Set;
  • Bi – Set;
  • Tri – Set;
  • SST;
  • GVT;
  • Pré-exaustão;

E muitos outros…

Mulher treinando braço com Renato Figueiredo.

Esses programas de treino, tanto de musculação quanto de aeróbico tem mostrando excelentes resultados para acelerar o metabolismo.

Inclusive, eu fiz um POST, falando como acelerar o metabolismo. Se você ainda não viu, clique aqui para conferir!

UMA FORMA SIMPLES DE AUMENTAR A INTENSIDADE DA MUSCULAÇÃO

Para você treinar musculação, você não tem que necessariamente usar um dos métodos que eu citei acima. Você pode usar apenas altas repetições, séries com 15 a 20 repetições e intervalos curtos.

Um detalhe importante é que não basta você fazer muitas repetições, se a carga não estiver bem ajustada! A carga precisa estar bem ajustada para esse estímulo.

Já vi muitas pessoas fazendo esse tipo de treino de muitas repetições com a carga mal ajustada. Então ao final, mesmo fazendo uma grande quantidade de repetições, não tinha adaptações, porque a carga estava leve!

Claro que para você fazer tantas repetições, a sua carga de treino terá que reduzir! Mas, não que dizer que deve ser leve a ponto de não levar seu músculo a fadiga!

Assim como eu dei um exemplo para você de como fazer um treino HIIT de alta intensidade, eu vou te exemplificar um treino de musculação também, certo?

TREINO DE MUSCULAÇÃO DE ALTA INTENSIDADE

Vamos supor que você treina 3 vezes na semana apenas. Então, de maneira estratégica, vamos utilizar os exercícios mais eficientes, aqueles que tem no meu manual gratuito dos 9 EXERCÍCIOS MAIS EFICIENTES DA ACADEMIA!

Então seu programa ficará assim:

AGACHAMENTO: 2 X 15

LEG 45°: 2 X 15

SUPINO RETO: 2 X 15

PUXADOR ABERTO: 2 X 15

REMADA BAIXA FECHADA: 2 X 15 

HIIT: 10 X 15” X 45” (ALL OUT)

Esse é um programa interessante para quem quer iniciar o processo de emagrecimento! Mas, tem um detalhe!

O seu corpo é muito inteligente e ele consegue se adaptar com facilidade a qualquer estímulo! Então, esse programa não pode durar muito tempo!

Eu costumo utilizar ele por apenas 2 semanas com os meus clientes, para que não haja adaptação no corpo!

Se você quer realmente ter resultados, conheça o meu programa de Personal Trainer Online! Clique aqui e confira os nossos planos!

CONCLUSÃO:

O acúmulo de gordura na região dos braços é muito comum em mulheres, principalmente por conta dos hormônios femininos. Mas, mesmo lutando contra esses hormônios é possível reduzir essa gordurinha.

Para emagrecer o braço você precisa, na verdade, reduzir o seu percentual de gordura corporal e não tentar emagrecer os braços usando exercícios isolados. Os exercícios isolados para essa região não funcionam bem para essa finalidade.

Uma das melhores estratégias para reduzir o percentual de gordura é treinar em alta intensidade e esse tipo de programa pode ser tanto aeróbico quanto de musculação! Esses programas de alta intensidade são poderosíssimos para acelerar o metabolismo.

O  treino de alta intensidade deve ser inversamente proporcional a duração dele! Por isso, esses treinos têm a característica de serem mais rápidos.

 Espero que tenha ficado tudo muito claro para você e essas informações te ajudem muito!

Como eu posso te ajudar no seu processo em busca de um corpo e uma saúde melhor? Coloca aqui nos comentários, qual outra dúvida você tem a respeito de emagrecimento?

Energiaaaaaaaaaa!

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