o que é osteoporose

O QUE É OSTEOPOROSE? TENHA OSSOS FORTES!

o que é osteoporose e o que toda mulher, a partir de 45 anos

VOCÊ SABE O QUE É E OSTEOPOROSE E COMO TER OSSOS FORTES?

“Ninguém nunca te explicou de fato é que é Osteoporose e é um direito seu saber o que fazer para ter ossos fortes, antes que seja tarde demais!”

Eu ainda estava cursando a faculdade com toda empolgação, até que minha mãe foi diagnosticada com ossos fracos antes de completar 50 anos!

Ficamos muito assustados, afinal ela era muito jovem e não sabíamos o que poderia acontecer desse momento para frente!

Até isso acontecer, eu imaginava que ia me tornar um Personal Trainer das estrelas, reconhecido por treinar pessoas com aqueles corpos esculturais de filme de Hollywood! Hehehe!

Mas, não foi bem assim…

Pelo menos a parte de atender somente pessoas com corpos Hollywoodianos… E graças a Deus que não foi assim!

Quando minha mãe foi diagnosticada com osteopenia fui praticamente forçado a mudar minha cabeça, afinal precisava de alguma forma ajudar a minha mãe!

Todos ficamos preocupados, porque essa  doença geralmente acomete mulheres com mais idade.

Só para você ter uma ideia, isso aconteceu há quase 10 anos! Essa foto abaixo é atual, ou seja, ela era ainda mais jovem!

Nesse período, eu já estava estudando algumas complicações ósseas e como a prática regular de exercício físico poderia auxiliar no tratamento e na prevenção dessas complicações!

Eu sabia que de alguma forma eu podia ajudar minha mãe!

Mas, não tive coragem o suficiente para me posicionar! Afinal de contas, na época eu era apenas um estudante de Educação Física.

Naqueles dias tudo era muito novo, os artigos científicos eram poucos, eu não tinha tanta segurança e tinha medo de errar!

A alternativa que a médica deu foi que ela fizesse reposição hormonal e hidroginástica!

No fundo, eu sabia que aquela não era a melhor opção para deixar os ossos da minha mãe fortes! Mas, na dúvida, melhor seguir a orientação dada pela médica. Eu não estava preparado para assumir essa responsabilidade!

Mas, precisava me preparar e decidi que ia estudar conceitos de osteoporose, osteopenia, como tratar, como ficar com ossos fortes e fazer o meu Trabalho de Conclusão de Curso: o famoso TCC sobre esse tema!

Então foi por parte: minha primeira missão foi entender de fato o que é osteoporose!

Me dediquei a isso e hoje, passados 10 anos, posso ajudar minha mãe com tranquilidade e isso me deixou com a missão de ajudar outras mulheres como ela. Por isso, vou te dizer o que você precisa fazer para evitar a osteoporose e como tratar essa doença!

Uma pena que quando eu aprendi como construir ossos fortes, já era um pouco tarde!

Eu até pude ajudar minha mãe a prevenir a perda! Mas, já era tarde para evitar a perda que já havia acontecido.

A perda de densidade óssea da minha mãe foi muito acelerada e, antes de eu me formar, ela já tinha evoluído de osteopenia para osteoporose.

Mas, talvez você ainda possa evitar a osteoporose e ter ossos fortes!

o que é osteoporose para quem é fitness?

Ou se você já foi diagnosticada com algo do tipo, pelo menos reduzir a perda!

Antes, eu preciso te explicar de maneira simples toda verdade sobre a osteoporose e o que é osteoporose!

O QUE É OSTEOPOROSE?

Osteoporose é uma redução da massa óssea que, consequentemente, gera um aumento da fragilidade do osso, favorecendo fraturas.

Para medir sua densidade mineral óssea você precisa fazer um exame de densitometria óssea.

O problema é que geralmente esse exame só é requisitado para mulheres com mais de 65 anos ou se você tiver alguma indicação mais precisa.

A questão é que alguns estudos indicam que 15 a 30% das mulheres podem desenvolver osteoporose após os 50 anos, principalmente mulheres brancas.

o que é osteoporose e qual percentual após menopausa

Por isso, eu acredito que é melhor você tomar uma atitude agora mesmo e fortalecer seus ossos do que esperar até os 65 anos e perceber que é tarde demais, concorda?

Mais importante do que você saber o que é osteoporose, é saber como evitar a osteoporose e deixar seus ossos fortes.

 É bem verdade que a maior prevalência da osteoporose é em mulheres acima dos 80 anos, chegando até a acometer 80% delas.

Mas, o momento de tratar é agora!

É melhor você prevenir a osteoporose, antes de chegar aos 65 anos, do que ter que tratar um osso fraco que rouba a sua qualidade de vida!

O que é osteoporose e o que acontece com seus ossos

Talvez você não saiba, mas os seus ossos estão constantemente passando por um processo de remodelação, onde existe perda e reconstrução de massa óssea.

Aos 35 anos de idade você atinge o seu pico de massa óssea e o seu processo de reconstrução óssea não consegue acompanhar a perda óssea.

Outro detalhe importantíssimo é que seus ossos ficam 30% mais fracos, logo nos primeiros 5 anos depois da menopausa.

E não é só a idade que influencia no enfraquecimento do seu osso. Fatores genéticos e estilo de vida, como alimentação e sedentarismo estão diretamente relacionados a esse enfraquecimento.

COMO EVITAR A OSTEOPOROSE?

O quanto antes você tomar algumas atitudes, melhor!

Quando você entende de fato o que é osteoporose, você não quer nem imaginar ter uma doença como essa e correr o risco de perder sua qualidade de vida!

A osteoporose não é uma doença que te provoque dores e talvez esse seja um dos maiores perigos…

Geralmente, nós somos tardios na profilaxia e muito rápidos em tratar algumas consequências!

E como a osteoporose não gera dor, nem todo mundo sabe que tem, até tomar uma simples queda e fraturar algum osso.

o que é osteoporose e o que pode acontecer

Eu tiro por mim e talvez você seja como eu…

Minha esposa é dentista e, conversando com ela, perguntei: “Qual intervalo de tempo ideal para irmos à consulta odontológica, para consulta de rotina, só para fazer acompanhamento?”

Ela me respondeu que o intervalo de tempo ideal é a cada 6 meses!

Pensei comigo: Se depender de mim fico anos sem ir a uma consulta odontológica. Mas, graças a Deus tenho uma dentista em casa e ela não deixa isso acontecer! Hehehe!

Mas, e você? De quanto em quanto tempo você vai ao dentista?

Talvez você não vá de 6 em 6 meses! Mas, se você sentir uma dor ou qualquer desconforto, você vai marcar uma consulta com sua dentista o mais rápido possível, não é?

Este é o problema!

Às vezes, nós só tratamos algo quando estamos sentindo dores ou algum tipo de incômodo.

Como a osteoporose não é uma doença que te provoque dores, é uma doença assintomática, você corre grande risco de descobrir tarde demais.

Como eu te disse, existem casos de mulheres que só sabem que têm osteoporose depois que fraturam algum osso com uma pancada ou uma quedinha boba.

o que é osteoporose e os riscos

Outras mulheres dão um pouco mais de sorte e, antes da osteoporose, são diagnosticadas com osteopenia que é um estado anterior da osteoporose.

Essas têm a chance de tratar a osteopenia e tentar prevenir a osteoporose, quando usam das alternativas corretas.

Mas, nem todas mulheres têm essa oportunidade!

A verdade é que a melhor forma de você evitar a osteoporose é se prevenindo a partir de agora.

E uma atitude que tem sido uma das mais indicadas para essa prevenção é a prática regular de exercício físico. Por causa do efeito anabólico e anticatabólico que melhoram a qualidade dos ossos, deixando eles fortes.

Agora que você sabe o que é osteoporose e que uma das melhores formas de evitar e tratar essa doença é praticando exercício físico, você deve estar querendo saber como deixar os ossos fortes com exercício e é justamente isso que vou te ensinar.

COMO TER OSSOS FORTES?

Ter ossos fortes não é apenas privilégio de algumas poucas pessoas… Claro que a influência genética contribui para isso e, como disse, alguns hábitos!

Mas, você pode “lutar” contra sua genética e fortalecer seus ossos!

Inclusive, para você começar a fazer exercícios em casa, eu em parceria com a Kallago estamos te oferecendo 15% de desconto nos equipamentos para você treinar em casa. Basta CLICAR AQUI e enviar o print desta tela!

o que é osteoporose e como fortalecer

Uma coisa que poucas mulheres sabem é que a sua cor tem influência na sua densidade mineral óssea. Mulheres negras têm ossos mais fortes do que mulheres brancas.

Inclusive, a maior probabilidade de desenvolver osteoporose está em mulheres brancas! Mas, isso não quer dizer que mulheres negras estão totalmente livres da osteoporose.

A boa notícia é que você pode fortalecer seus ossos com uma simples atitude, sem usar medicamentos e sem se expor aos efeitos colaterais dos remédios: Através do exercício físico.

Mas, não é qualquer tipo de exercício físico que vai fortalecer seus ossos.

Você precisa fazer exercício físico que promova algumas reações bioquímicas específicas em seus ossos.

E, por incrível que pareça, os exercícios mais indicados para você fortalecer seus ossos são os que promovem impactos ou resistência muscular.

Calma aí! Não estou dizendo para você sair fazendo exercícios de alto impacto!

Vai com calma, certo?

Hoje, eu vou falar com você de uma estratégia específica que têm sido crucial no tratamento da osteoporose da minha mãe: A musculação!

E se você é igual a minha mãe que não gosta muito de academia, não precisa ficar chateada! Tem como você fazer musculação em casa e eu vou te ensinar como!

Mas antes, você precisa saber porque a musculação vai ser seu grande aliado neste processo de fortalecimento dos seus ossos.

A musculação ou treinamento resistido aumenta o estresse mecânico no local que está sendo estimulado, provocando efeito piezoelétrico, que aumenta o fluxo sanguíneo na região e ainda desencadeia fatores hormonais que são essenciais no processo de fortalecimento dos seus ossos.

Uma outra vantagem da musculação, em relação a qualquer outra atividade, é que você pode trabalhar de maneira localizada, estimulando algumas áreas específicas como as que são mais frequentes o desenvolvimento de osteoporose.

No caso das mulheres, os locais mais comuns para desenvolvimento de osteoporose são fêmur e coluna, inclusive, é muito comum casos de fratura no color do fêmur e esse tipo de fratura é muito arriscado, podendo levar até a morte.

Então, fazer exercícios localizados para ativar os músculos que envolvem o fêmur e a coluna são de fundamental importância para estimular o fortalecimento desses ossos e evitar ou tratar adequadamente a osteoporose.

Eu vou te mostrar algumas possibilidades para você fazer musculação em sua própria casa, sem precisar nem mesmo ir para a academia.

BAIXE GRÁTIS: GUIA PARA MULHERES +45 ANOS PERDER GORDURA E COMBATER A FLACIDEZ

Eu amo a musculação, porque é algo tão versátil e com diferentes adaptações que você pode começar hoje mesmo, apenas com elásticos  ou, simplesmente, com o peso do seu próprio corpo!

COMO FORTALECER OS OSSOS EM CASA?

Se eu fosse falar de todas as possibilidades que você tem para fortalecer seus ossos em casa não caberia nesta postagem!

Então, vou te ensinar alguns exercícios básicos que preconizam os músculos que envolvem os ossos e que você deve ter maior atenção para prevenir o desenvolvimento da osteoporose.

São os músculos estabilizadores da coluna e do quadril.

Vamos começar com os exercícios que envolvem os músculos do quadril,  fortalecendo e deixando seu fêmur mais forte.

AGACHAMENTO

O agachamento é um ótimo exercício para fortalecer os músculos das coxas e do glúteo.  Além da fácil aplicação deste exercício, você não precisa de nenhum equipamento para iniciar e se você não tiver nenhuma contra indicação, pode fazer agora mesmo.

AFUNDO

O afundo é uma variação do agachamento e este exercício também pode ser feito sem nenhum equipamento. Apenas com o peso do seu próprio corpo. Te garanto que esse exercício parece muito mais fácil do que ele realmente é!

Ah! Tome cuidado ao executar este exercício, porque ele exige um pouco de equilíbrio!

Se precisar segure em uma parede para executar ele corretamente!

ELEVAÇÃO DA PELVE

Este exercício é bem bacana para aumentar a ativação de glúteo. Ele é ótimo para complementar o trabalho de fortalecimento da região do fêmur, porque mesmo que o agachamento e o afundo já trabalhem em certa medida o seu glúteo, algumas mulheres tem o glúteo meio “preguiçoso” e não conseguem ativar devidamente este músculo.

Além disso, a elevação pélvica aciona a musculatura do core. Ativando músculos que ajudam na estabilização do seu tronco e isso é excelente para prevenir sua coluna da osteoporose, graças ao estímulo dado nessa região.

Podemos ainda ser um pouco mais específicos, em relação ao fortalecimento dos músculos que compõem a coluna e fazer um exercício bem simples que vai fortalecer sua musculatura abdominal e os estabilizadores da coluna: É o exercício prancha abdominal.

PRANCHA ABDOMINAL

Faça esses quatro exercícios em casa e suas chances de evitar a osteoporose será muito grande e, se você já tiver desenvolvido a osteoporose, você pode até usá-los para auxiliar no tratamento.

Mas, antes de iniciar essa prática, o ideal é que você converse com seu médico antes e só inicie depois da liberação dele.

Ah! Gravei um vídeo no meu canal do YouTube mostrando, na prática, como aplicar alguns exercícios para fortalecer os ossos da coluna, do fêmur e evitar a perda de osso!

QUAIS EXERCÍCIOS NÃO AJUDAM A FORTALECER OS OSSOS?

Lembra que eu te disse que mandaram minha mãe fazer hidroginástica?

Pois é! Essa é uma das piores opções para fortalecer seus ossos.

Como eu disse, você precisa de exercícios que gerem impacto que estimulem seus ossos e a hidroginástica não irá fazer isso.

Mas, tome cuidado! Não estou te dizendo para fazer aulas intensas de JUMP ou CROSSFIT! Hehehe!

Todo cuidado é pouco, você precisa de um programa de treino progressivo, feito baseado em artigos científicos para não te expor a riscos e fortalecer de verdade seus ossos.

Eu sugiro que você faça, pelo menos 3 vezes na semana a musculação, isso já será o bastante para te ajudar a fortalecer seus ossos, queimar umas gordurinhas indesejáveis e combater a flacidez.

Ah! Outra atividade que não vai fortalecer seus ossos são os alongamentos. Porém, podem trazer outros benefícios para a sua saúde.

Então, pensando em fortalecimento dos seus ossos e até mesmo manutenção da saúde, faça musculação segunda, quarta e sexta e as terças e quintas faça exercícios aeróbicos de caminhada, corrida ou pedalada junto com alongamentos.

COMO É A VIDA DE MINHA MÃE HOJE?

Depois que eu soube, de verdade, o que é osteoporose não tive outra alternativa a não ser animar muito ela para fazer musculação.

Ela nunca gostou muito de fazer musculação. Mas, ia para a academia porque entendeu que essa seria a melhor forma de tratar a osteoporose.

Recentemente, perguntei a ela como estava a osteoporose e ela disse que já estava controlada.

Sem dúvidas, nosso grande aliado contra essa doença foi a musculação, porque mesmo minha mãe sendo diagnosticada com ossos fracos tão jovem, graças a Deus, nunca sofreu uma fratura óssea.

Uma coisa que preciso te contar até para te animar e mostrar que você pode treinar em casa é que mesmo depois do isolamento social, por causa do COVID-19 ela não parou de fazer musculação.

Mas, dessa vez ao invés de usar os aparelhos da academia está usando o peso do próprio corpo em casa com o meu Programa Mulher Ativa. Aplicando esse programa em casa, além de continuar fortalecendo seus ossos, ela já conseguiu emagrecer 5 kg em 1 mês.

Aqui está um dos vídeos do MULHER ATIVA, fique à vontade para fazer bom uso deste vídeo!!!

Pois é… Já imaginou, além de fortalecer seus ossos, você emagrecer e tonificar seu corpo?

Baixe gratuitamente um outro presente que separei para você: GUIA PRÁTICO PARA MULHERES +45 PERDER GORDURA E COMBATER A FLACIDEZ EM CASA. Este guia é um verdadeiro presente para você fortalecer seus ossos através da tonificação de alguns músculos específicos.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O GUIA PARA MULHERES +45 PERDER GORDURA E COMBATER A FLACIDEZ EM CASA

Coloca aqui nos comentários como este conteúdo te ajudou e como eu posso te ajudar com outros conteúdos. Deixa aqui sua dúvida!

Um forte abraço do seu Personal!!!

Energiaaaaaaaaaaaa!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Email address is required.