Perder gordura sem dieta, é possível?

PERDER GORDURA SEM DIETA, É POSSÍVEL?

Os ruídos de como perder gordura sempre serão os mais atrativos! Afinal de contas, quem não quer perder gordura? Se sentir bem consigo mesmo, vestir uma roupa e gostar do que olha no espelho…

Por isso, decidi desmistificar algo que vi na internet recentemente sobre perder gordura!

Era uma tarde de quinta-feira, tinha acabado de pegar o computador para escrever o nosso próximo tema do blog e falei com Isa:

Eu:

– E aí amor, o que seria interessante eu publicar para o pessoal?

Ela:

– Veja na internet o que as pessoas têm pesquisado!

Eu achei uma boa ideia, decidi seguir a dica dela e o primeiro site que abri falava que é possível emagrecer sem fazer dieta!

Cliquei para ler e tirar as minhas conclusões a respeito daquilo que estava sendo informado. Confesso que quase caio para trás!

Era uma matéria no site de um Personal Trainer famoso que tinha, inclusive, um programa famoso na televisão e as informações que estavam lá não condiziam nem um pouco com o que temos visto através de artigos científicos recentes!

Meu alerta para você é que tome cuidado com toda e qualquer informação que você recebe! Muitas pessoas pegam informações na internet de como perder gordura, de pessoas que nem formação na área de saúde tem, e isso é a maior furada!

Aqui eu não culpo este profissional que escreveu isso! Na verdade, a informação dele está apenas desatualizada!

O que ele falou no artigo sobre gasto calórico e emagrecimento, antigamente, era até bem aceito. Quando as pesquisas ainda eram precárias!

Os próprios pesquisadores já admitem que houve mudanças na maneira de pensar sobre emagrecimento. A tecnologia evoluiu e ficou mais fácil fazer pesquisas acertivas!

Mulher olhando no microscópio.

Eu até entendo que ele está querendo ajudar as pessoas! Mas, na verdade ele precisa se atualizar, conferir os novos artigos científicos para que o objetivo dele de ajudar pessoas ocorra realmente…

Continue comigo que vou te explicar direitinho como funciona esse processo e os equívocos!

MAIS CALORIAS NO TREINO NÃO FAZ PERDER GORDURA …

Durante muito tempo se pensava que quanto mais você gastasse calorias no treino mais você perderia gordura!

Puro engano! Não é assim que funciona o processo de emagrecimento! Essa questão de contar gasto calórico no treino é uma das maiores furadas!

Nem sempre um treino com elevado gasto calórico irá fazer você perder gordura!

A verdade é que não existe relação nenhuma. É possível que um treino com menor gasto calórico te ofereça maior resultado de emagrecimento e faça você perder gordura do que um treino de alto gasto calórico!

Vamos lá, eu vou te explicar como funciona isso!

Essa questão de calcular calorias no treino vem da lei da termodinâmica que foi criada para mensurar a quantidade de energia, em forma de calor, que as máquinas “perdiam” quando estavam em atividade!

Para você entender melhor: se você dirigir seu carro durante algum tempo e colocar a mão no capô perceberá que está quente. O que faz ele aquecer é justamente essa energia liberada em forma de calor!

Aí eu te pergunto: será que realmente uma estratégia utilizada para máquinas pode ser eficiente para seres humanos? Claro que não!

Seu corpo não funciona como uma máquina. Existem aspectos fisiológicos e bioquímicos que mudam completamente as respostas que seu corpo dá.

O corpo não é uma máquina.

Recentemente, eu estava analisando um artigo científico que mostrou que estratégias para emagrecer, de acordo com o gasto calórico do treino, funcionam apenas nas semanas iniciais de treino e depois disso você para de emagrecer!

Sabe por que?

Porque se você é sedentária, qualquer coisa que você faça vai ter uma repercussão em seu corpo. Por isso que: “No início você sempre perde mais!”

Mas, se você quiser continuar emagrecendo, essa não será a melhor estratégia! Você precisa de um treino que gere repercussões orgânicas em seu corpo e faça você perder gordura até mesmo assistindo televisão, já pensou?

DIETA PARA PERDER GORDURA É IMPORTANTE?

Todo mundo pensa que é simplesmente restringir calorias ou comer menos e tudo certo!

Esse é outro engano incrível!

Para perder gordura, essa também não será a melhor estratégia! 

O fato de simplesmente você restringir calorias, não quer dizer necessariamente que você vai emagrecer!  

Mulher triste de dieta para perder gordura.

Assim como atividade física prescrita por gasto calórico não funciona tão bem como algumas pessoas pensam, restringir ingesta calórica apenas, também pode ser uma furada!

Há alguns meses, eu estava preparando uma palestra sobre emagrecimento e organizando os slides dos artigos científicos e um dos artigos me chamou atenção!

No artigo, uma das participantes tinha feito restrição calórica com intuito de emagrecer mais ou menos uns 5 kg e sabe quantos quilos ela emagreceu?

Nenhum! Foi isso mesmo! Mesmo com restrição calórica, ela não perdeu nenhum peso!

Mas, tem mais! Além dela não ter perdido peso, ela ganhou peso!

Incrível, não é? Mas, foi isso mesmo que aconteceu! Ao invés dela perder gordura com a estratégia de restrição calórica ela ganhou gordura!

Entenda, não estou dizendo que restrição calórica não serve para nada! A questão é que não é uma receita de bolo! Esse processo deve ser individualizado!

Em alguns casos a restrição calórica pode se tornar o vilão da história e comer mais se tornar o mocinho…

Talvez o que você vai ler agora até te soe estranho, mas acredite, pode acontecer!

Você sabia que, em alguns casos, o ideal para perder gordura é aumentar a ingesta calórica?

Pois é! Algumas pessoas por restringir tanto a ingesta calórica, correm o risco de não estar comendo de maneira suficiente, não ter energia para exercer as funções vitais e sabe o que seu corpo faz?

Ele pensa: “Preciso economizar energia para não morrer!”

Neste processo de economia de energia, seu metabolismo vai ficando cada vez mais lento e o processo de emagrecimento mais difícil! Eu fiz um vídeo falando como acelerar o metabolismo e você pode acessar clicando aqui.

A verdade é que a dieta é de total importância no processo de emagrecimento, e deve ser adequada às suas necessidades, não trazendo prejuízos.

MUSCULAÇÃO OU AERÓBICO PARA PERDER GORDURA?

Durante muito tempo se defendeu a bandeira do aeróbico no processo de perda de gordura! Porém, precisamos tomar cuidado em relação a algumas coisas!

Não vou dizer para você que aeróbico de nada serve para perder gordura ou até mesmo para você não fazer aeróbico! Vou te dizer apenas, se é para fazer, faça direito!

Se você já faz exercício há muito tempo, você já deve ter escutando algumas das dicas incorretas abaixo:

– Você tem que treinar na zona para queimar gordura;

– Você tem que fazer pelo menos 30 minutos;

– Esteira queima mais do que bicicleta;

– Para emagrecer é bom você fazer primeiro musculação e depois fazer aeróbico;

– Musculação vai endurecer sua gordura e vai ser difícil perder…

Nossa! Estes e muitos outros enganos foram se espalhando a respeito da perda de gordura e muitas dessas mentiras deixaram diversas pessoas frustradas e desanimadas com o processo de emagrecimento!

Mulher com a mão na cabeça frustrada.

E a verdade é que tudo isso dito são meras palavras de pessoas criativas! Hehehe!

Se você me acompanha há algum tempo, sabe que eu sou um defensor da musculação e quando se fala de emagrecimento, a primeira atividade que eu indico é a musculação!

Porém, não rejeito treinamento aeróbico prescrito corretamente!

O treino aeróbico também tem mostrado bons resultados no processo de emagrecimento e se estiver aliado com a musculação, melhor ainda!

Lembra do que eu disse sobre queimar calorias durante o treino?

O ponto importante está aqui: para você emagrecer, você tem que ter um treino tão bem prescrito que te gere adaptações orgânicas a ponto de você continuar queimando gordura depois do treino!

A musculação é o tipo de atividade que consegue gerar essas adaptações e mantém seu metabolismo aceleradíssimo, durante algumas horas, depois do treino!!!

Mulher fazendo musculação.

QUAL MELHOR TREINO PARA PERDER GORDURA?

Como eu te disse, você precisa gerar adaptações orgânicas em seu corpo para emagrecer e essas repercussões não acontecem com qualquer treininho!

As variáveis do treino precisam estar bem ajustadas. Não é simplesmente pegar um treino pronto de internet e colocar em prática ou simplesmente ir à academia passar horas fazendo caminhada ou uma musculação leve!

Sinto muito, mas isso não vai te levar a lugar nenhum!

Você deve treinar intenso!

Quando falo de treino intenso é com a sua intensidade!

Às vezes, ao chegar na academia, nos deparamos com algumas pessoas em um nível mais avançado de treino e pensamos: Nunca ficarei assim…

Um detalhe é que essa pessoa que hoje treina em uma intensidade tão forte que chega a te intimidar, em algum momento da vida dela lá atrás quando ela iniciou, não treinava também nessa intensidade!

A dica é treinar com a intensidade ideal para você e, logo em breve, seus resultados serão aparentes!

Porém, eu sou completamente a favor da musculação no processo de emagrecimento. Alguns estudos, atualmente, têm mostrado excelentes resultados ao utilizar a musculação com objetivo de perder gordura!

Além disso, tem um aspecto que eu sempre digo a respeito do emagrecimento:

Neste processo de perda de gordura, eu costumo dizer que perder gordura apenas não basta, você precisa manter ou aumentar a sua massa muscular durante este processo e apenas a musculação vai te ajudar nesta missão!

Mulher treinando na academia.

Um outro detalhe bem interessante é que treinos intensos diminuem a sensação de fome! Já pensou nisso?

Você faz uma atividade que te ajuda a emagrecer de diversas formas!

Você pode fazer tanto musculação quanto aeróbico, os dois podem gerar resultados incríveis em seu corpo!

Eu não sei você, mas eu acho a musculação incrível!

Mas, tem que treinar certo, não pode ser de qualquer forma! Aquela conversa de: “É melhor do que nada” é balela!

Mesmo com todos os benefícios da musculação, se não for feita da maneira correta, você não terá os resultados que gostaria!

Se você não sabe nem por onde começar ou está de saco cheio dos treinos defasados das academias, conheça o meu Programa de PERSONAL TRAINER ONLINE!

QUAL MELHOR DIETA PARA EMAGRECER?

Vira e mexe aparece uma dieta nova dos famosos que promete revolucionar no verão! Eu não sei você, mas eu não acredito nisso!

Toda e qualquer dieta, deve ser aplicada por um profissional capacitado!

Você já deve ter visto vários tipos de dietas por aí, algumas são bem doidas, outras interessantes! Mas, todas tem algo em comum que é gerar déficit calórico!

Só que isso não é uma receita de bolo! Existem casos e casos, algumas pessoas podem precisar aumentar a ingesta calórica para emagrecer, como disse anteriormente!

Mas, vamos lá! Na maioria dos casos, apenas reduzindo a ingesta calórica você emagrece! Só que isso não é sustentável! Em pouco tempo, seu corpo pode criar adaptação e você estagnar!

QUAL MELHOR TERMOGÊNICO PARA PERDER GORDURA?

Quem nunca gastou dinheiro comprando algum tipo de “queimador de gordura?” que atire a primeira pedra…

Remédios para queimar gordura.

Vou te contar aqui que até eu mesmo já gastei dinheiro com isso! Kkkkkk!

Teve um período que eu comprei uns termogênicos desses! Hehehe!

Segura aí que lá vem verdades… Esses termogênicos não te ajudam a emagrecer! Olhando nos bancos de dados de diversas plataformas de pesquisas científicas, conseguimos descobrir uma coisa:

TERMOGÊNICOS NÃO EMAGRECEM!!!

Se você já gastou dinheiro com isso, fique em paz! Muita gente que quer emagrecer já fez o uso de algum suplemento para emagrecer!

Mas, vá e não compres mais! Hehehe!

CONCLUSÃO

Cuidado com as informações que você absorve! Nem sempre as soluções mais simples são as melhores, busque profissionais capacitados para te orientar e fuja das receitas de bolo!

Um dos enganos que mais dizem por aí é que emagrecer é fácil! Basta gastar mais do que consome e o emagrecimento é certo! Mentira isso!

Essa ideia pode funcionar inicialmente, mas quanto mais treinado ficar seu corpo, mais difícil será! Algumas pessoas, inclusive, se machucam porque fazem mais exercícios do que deveria para tentar compensar a falta da dieta e gastar mais calorias!

A dieta é muito importante para quem quer emagrecer, não tem como emagrecer, sem dieta! Infelizmente, essa realidade desanima muita gente!

Porém, o exercício físico pode te ajudar até a se manter em uma dieta bem planejada! Já percebemos que a atividade física é como um combustível para manter a dieta, principalmente, a musculação!

Eu sempre aconselho quem quer emagrecer fazer musculação, já temos percebido que os resultados são incríveis e eu não gostaria que você ficasse de fora dessa!

Porém, se você não curte musculação se você fizer um aeróbico bem ajustado, conseguirá ter bons resultados também!

Para emagrecer a combinação perfeita é: DIETA e TREINO!

Não corra atrás de invenções, essas receitas de bolo ou termogênicos não servem para nada!

Deixa aqui nos comentários sua dúvida e suas experiências com o emagrecimento!

Um grande abraço, nos vemos em breve!

Energiaaaa!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Email address is required.