REABERTURA DAS ACADEMIAS: COMO EVITAR O COVID-19

O que você jamais deve fazer na reabertura das academias, se quiser evitar COVID-19 e o que fazer para ter resultados 3x mais rápido, sem se expor tanto a risco!

SAIBA COMO FAZER UM TREINO SEGURO E EFICIENTE NO RETORNO À ACADEMIA.

Confesso que para mim e muitos dos meu clientes, a reabertura das academias parecia preparação para a final da Copa do Mundo…

Estávamos todos cheios de expectativas e com sangue no olho para voltar a usar as máquinas das academias.

Aqui em Salvador/Ba, a reabertura das academias aconteceu no dia 10 de agosto. Mas em outros locais, as academias reabriram antes e isso serviu para mim com uma bússola do que estava acontecendo!

Com toda a questão do COVID-19 houveram algumas recomendações e regras para a reabertura das academias, tais como:

  • Uso de máscara;
  • Limite de clientes por horário;
  • Protocolos de limpeza e higienização;
  • Permanência de no máximo 1 hora por cliente;
  • Agendamento prévio para o treino;
  • Proibição de acesso a academia sem marcação prévia;
  • Aferição de temperatura;
  • Implantação de tapetes higienizadores;
  • Proibição de leitores biométricos;
  • Disponibilização de kit de limpeza com álcool 70%;
  • E muitas outras regras!

Tudo isso acredito que vai funcionar bem para diminuir o risco de contágio do COVID-19!

Porém, essas determinações são gerais para evitar a proliferação do vírus que todos nós já sabemos…

Na minha opinião para reabertura das academias faltaram algumas recomendações técnicas práticas, dadas por um Personal Trainer, com algumas recomendações e, por isso, decidi escrever este artigo para você.

A verdade é que as recomendações dadas pelas autoridades foram muito bem aplicadas! Mas, eu preciso fazer minha parte e te ajudar com algumas recomendações práticas, vinda de um Personal Trainer que está diariamente em uma sala de musculação!

Com a reabertura das academias, em alguns locais, algumas pessoas passaram mal!

Para ser bem sincero eu já esperava que isso fosse acontecer e existem alguns motivos para isso acontecer!

Uma das regras para a reabertura das academias foi o uso obrigatório de máscaras e, eu não sei você mas, eu sinto um pouco de falta de ar usando máscara!

Mulher usando uma máscara preta, treinando membros superiores.

Basta eu fazer uma caminhada um pouco mais rápido que percebo minha respiração já mais ofegante e talvez, por conta de tanto tempo sem treinar, algumas pessoas foram com muita sede ao pote!

Rsrsrsrs!

Não pode e nem deve ser assim, houve um relato grande de pessoas tendo ânsia de vômito e eu associo a duas coisas:

A primeira é que poucas pessoas estão adaptadas a treinar de máscara e a segunda é que muitas pessoas não estavam treinando intenso em casa e com a reabertura das academias quiseram voltar treinando forte!

Olha, ficamos quase 5 meses com as academias fechadas e não passar por um processo de readaptação é perigoso…

Você precisa passar por um processo de readaptação até retomar seus treinos com mais intensidade!

Com isso, não estou dizendo  que você vai ter que treinar de leve, como se estivesse fazendo fisioterapia!

Não! A ideia não é essa…

A ideia é você usar as estratégias corretas e passar por esse processo adaptativo o mais rápido possível!

Até porque, agora não é apenas uma questão fisiológica e natural, simplesmente porque você ficou sem treinar. Existe uma questão externa, por conta da barreira mecânica exercida pela máscara que dificulta sua respiração.

A barreira mecânica induzida pelo uso da máscara dificulta a sua troca gasosa, aumentando a falta de ar.

Inclusive, alguns estudos já indicam que treinar de máscara aumenta a sensação de fadiga, causa maior desconforto, cansaço precoce e ainda diminui o desempenho do seu treino!

Minha amiga, você treinar de máscara muda muita coisa e isso eu percebi com minhas alunas!

Todas as minhas clientes reclamaram muito de falta de ar ao treinar de máscara, mas teve jeito!

Eu, nesse momento, tive duas opções: Fazer um treino mais leve para elas não passarem mal ou adaptar alguns métodos de treino ao uso de máscara e fazer com que elas tivessem resultados, mesmo usando a máscara!

Claro, parti para a segunda opção!

Fiz todas as adaptações de protocolos e tudo ocorreu bem, com direito àquela dorzinha gostosa e tudo! Hehehe!

Eu fiz um Guia Prático de Musculação Para Mulheres Adaptado Ao Uso de Máscara e vou disponibilizar para você GRATUITAMENTE, CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!

Imagem do Guia Prático de Musculação para Mulheres Grátis!

POSSO TIRAR A MÁSCARA NA ACADEMIA PARA RESPIRAR ENTRE UMA SÉRIE E OUTRA?

Eu sei que a tentação é forte! Quando você finaliza uma série, você fica mais ofegante e doida por um pouco de oxigênio!

Mas, não tire sua máscara em hipótese nenhuma… Quando você utiliza a máscara, você está gerando ali uma barreira mecânica que dificulta o contato do vírus direto na sua boca e nariz e na academia você fica ainda mais vulnerável ao contato com o vírus!

Com o aumento na produção de adrenalina e endorfina gerado pelo treinamento, você corre o risco de se descuidar um pouco mais.

Já é comprovado cientificamente que níveis mais elevados de adrenalina e endorfina nos leva a uma maior exposição a risco.

Então, por causa da maior circulação desses hormônios proveniente do treinamento, você pode se descuidar, sem nem perceber e no momento que você tirar a máscara para respirar, se contaminar!

Imagem de mulher tirando a máscara e símbolo de proibição.

Além do que, com a máscara em seu rosto, dificilmente, você passará a mão na boca ou no nariz!

O uso da máscara, de uma certa forma, te limita a coçar a boca e o nariz. Por mais que você passe álcool em gel na sua mão, ela pode estar contaminada em algum local por causa do contato com o aparelho.

Outro ponto importante é em relação a outras pessoas, com o esforço do treinamento a sua respiração ficará mais forte, se você estiver contaminada e for assintomática poderá liberar o vírus através de secreções ao expelir o ar mais fortemente!

Então por favor, não tire sua máscara de jeito nenhum!

POSSO REVEZAR APARELHO COM COLEGA?

Esse é um ponto importante que deve ser impedido pelas academias. Na minha opinião o revezamento de aparelhos devem ser proibidos neste período!

Não existem comprovações científicas de que o suor seja um meio de contágio do COVID-19!

 Eu sugiro fortemente que você não negligencie isso… Existe muita novidade a respeito deste vírus e algumas coisas ainda estão inconclusas, então evite revezar aparelho, mesmo limpando!

As academias estão ainda vazias, não existe uma necessidade extrema de revezar equipamento. Deixa que logo em breve, poderemos voltar a fazer aqueles treinos revezando aparelho.

O Personal Renato Figueiredo de máscara e óculos de proteção na academia.

Neste período de reabertura todo cuidado é pouco!

Estamos passando por um processo de retomada às atividades e cada um de nós temos uma responsabilidade nessa retomada!

Precisamos cuidar de nós mesmos e dos outros, respeitar as orientações dadas pelas autoridades para que a gente possa sair logo dessa e menos pessoas sejam prejudicadas! Retorno às atividades não significa extinção do vírus…

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TREINAR NA REABERTURA DAS ACADEMIAS?

Essa questão do horário é muito relativa!

Vai depender do processo e horário de higienização da academia que você treina!

Existe um histórico de maior pico nas academias em alguns horários específicos que são de 18  às 20 horas. Muitas pessoas trabalham e esse é o único horário que podem ir e um outro horário de maior movimento é entre 5:30 e 8 horas da manhã.

Acredito que esses dois horários, mesmo com a restrição, serão os horários de maior movimento nas academias e talvez estejam com sua capacidade máxima de pessoas, então se você puder evitar esse horário fará bem!

Os primeiros horários das academias têm suas vantagens! Porque a academia foi higienizada no dia anterior e ficou pelo menos cerca de 5 horas sem atividade!

Por outro lado, este horário pode ter um pouco mais de movimento, algumas pessoas gostam de treinar antes de ir trabalhar… Avalie na sua academia isso!

Imagem do Guia Prático de Musculação para Mulheres Grátis!

Se você quiser ter mais segurança, pergunte na recepção da academia que horas eles estão fazendo a higienização obrigatória e agende seu horário logo em seguida a higienização.

Minha sugestão é que você prefira os horário de 9 às 11horas e de 15 às 17 horas. Esses, sem dúvidas, são os com menores aglomerações!

Mas, mesmo indo em um horário mais higienizado e com menos pessoas não negligencie nenhum dos cuidados.

Às vezes uma falsa segurança pode ser uma armadilha para te fazer negligenciar os cuidados devidos.

QUAIS EXERCÍCIOS DEVO EVITAR NA REABERTURA DAS ACADEMIAS?

Não teria nenhum exercício que eu falasse para você não fazer!

Mas, pensando de uma forma mais ampla, o vírus do COVID-19 é transmitido através da secreção de pessoas portadoras do vírus em conato com nosso, nariz, boca e olhos…

Então, eu evitaria fazer exercícios que exigissem um contato direto do rosto com o equipamento. Vou citar para você alguns exemplos, só para você entender melhor meu ponto de vista:

Um equipamento que se encaixa nesse perfil é a mesa flexora. Sem dúvidas é um ótimo equipamento para trabalhar posterior de coxa, porém para realizar este exercício, você precisa ficar deitada com o rosto encostado no banco.

Cliente de Renato Figueiredo na Mesa Flexora

Imagino que você vai passar álcool em gel antes de fazer o exercício. Mas, se antes de você uma pessoa contaminada usou o aparelho, liberou secreção e por algum descuido o local ficou sem limpar, você tem grandes chances de contrair o vírus.

Ao invés de se expor a este risco na mesa flexora, prefira fazer sua flexão de joelhos na cadeira flexora.

Cliente de Renato Figueiredo na Cadeira Flexora

Existem algumas variações mecânicas entre estes dois exercícios.

Mas, a cadeira flexora também é um excelente exercício para posterior de coxa.

Tão bom quanto a mesa flexora e você reduz um pouco mais o risco de contágio, porque você não precisa aproximar seu rosto do banco para realizar o exercício.

Além da mesa flexora, algumas máquinas de glúteo também geram um tipo de contato do rosto com aparelho.

Não que isso seja um problema e que se você fizer alguma dessas máquinas você vai se contaminar!

Mas, se você puder preferir as máquinas que não oferecem contato do seu rosto com elas será mais seguro.

QUAIS EXERCÍCIOS SÃO MAIS SEGUROS NA REABERTURA DAS ACADEMIAS?

Não existe um exercício 100% seguro! Mas, podemos pensar algumas alternativas para tornar o treino um pouco mais seguro, através da escolha de exercício que tenham menos contato do seu corpo com o aparelho!

Uma alternativa muito boa são os pesos livres como halters, barra solta, Kettlebell…

Talvez você não saiba, mas você pode fazer um treino completo de perna usando apenas halteres, barras e kettlebell.

Pesos soltos: halteres, barra, kettlebell

Você tem uma variedade grande de exercícios, como:

  • Agachamento com a barra solta;
  • Afundo com a barra solta;
  • Agachamento sumô;
  • Stiff;
  • Deadlift;
  • Levantamento terra.

Esses são alguns dos exercícios que você pode fazer que proporcionarão menos contato do seu corpo com os equipamentos.

Mas, priorizar esses exercícios não quer dizer que você está livre de se contaminar. Você precisa continuar tendo os mesmos cuidados com uso de álcool em gel, máscara e não passar as mãos em olhos, boca e nariz.

DICA DE OURO: MÉTODO GVT DE TREINO

Sinceramente, essa dica é de ouro! Rsrsrs!

Sabe aquela coisa de quanto mais exercício melhor? Pura balela!

Se você quiser, seu treino de perna e glúteo pode se resumir a apenas 2 exercícios.

Existe um protocolo de treino pouco conhecido pelas pessoas que é o GVT ( German Volume Training).

Este protocolo de treino consiste em você fazer 10 séries de 10 repetições de um mesmo exercício, dando intervalos curtos de 20 segundos.

Com o uso de máscara, eu sugiro que você descanse cerca de 45 segundos a 1 minuto entre as séries.

Eu recomendo que você faça esse protocolo em algum exercício que haja solicitação de grandes grupamentos musculares, como o agachamento.

Fazendo o agachamento com este protocolo, você vai aumentar muito a solicitação tanto do seu glúteo quanto da sua coxa, principalmente a parte anterior de coxa.

Como existe uma grande solicitação da parte anterior da coxa, você vai precisar fazer um exercício para posterior de coxa. Eu recomendo que você faça um isolado, em especial a cadeira flexora.

Com isso, você mata seu treino de Pernas e Glúteo usando apenas 2 exercícios e poderá ter resultados bem melhores do que pessoas que estão fazendo vários exercícios e se expondo um pouco mais a risco.

O QUE MAIS POSSO FAZER PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DO COVID-19 APÓS A REABERTURA DAS ACADEMIAS?

Se você for ler este parágrafo é porque você quer, de alguma maneira, se sentir mais segura na academia. Então, não me chame de exagerado! Hehehe!

Olha só como eu tenho ido atender meus clientes: de óculos de proteção e tudo!

Selfie de Renato com óculos de proteção e máscara na academia.

A minha dica para você é que você respeite todas as recomendações dadas pelas autoridades, mas vou trazer algumas dicas a mais…

Se for possível, adquira um óculos de proteção igual ao meu. Ele vai evitar o contato de secreções de outras pessoas aos seus olhos, diretamente, e evitará também que você na agonia do treino passe a mão nos olhos para enxugar o suor.

Outra coisa que você pode fazer é levar uma toalha com você!

Depois de limpar o equipamento, você poderá forrar o aparelho com uma toalha, evitando seu contato direto nele.

CONCLUSÃO

Com a reabertura das academias alguns cuidados devem ser tomados!

Respeite todas as recomendações dadas pelas autoridades, evite aparelhos que expõe seu rosto a contato direto.

Se puder, prefira os exercícios que usam pesos soltos! O contato do seu corpo é menor nesses exercícios e eles são mais fáceis de higienizar!

Uma dica para você não passar mal treinando de máscara e nem precisar fazer treinos ineficientes é fazer algumas adaptações a protocolos de treino mais avançados.

Por isso, eu já fiz um Guia Prático de Musculação Para Mulheres Adaptado ao Uso de Máscaras e eu estou te dando ele, totalmente de graça!

Imagem do Guia Prático de Musculação para Mulheres Grátis!

Basta você CLICAR AQUI E BAIXAR!

BAIXE GRÁTIS: GUIA PRÁTICO DE MUSCULAÇÃO PARA MULHERES ADAPTADO AO USO DE MÁSCARAS.

Um forte do seu Personal, Renato Figueiredo!

Energiaaaaaaaaaaaaa!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Email address is required.