Musculação queima gordura.

SAIBA DEFINITIVAMENTE SE MUSCULAÇÃO QUEIMA GORDURA

Fala, gente fina! Você tem dúvidas se musculação queima gordura? Se essa é a sua dúvida você vai ficar por aqui mesmo!

Vou te explicar tudo sobre esse assunto: Como fazer musculação para queima de gordura, vou também desvendar alguns mitos e, se você quer queimar gordura e ainda não faz musculação, vai mudar de ideia e acredito que vai se matricular na academia o mais rápido possível.

Algumas pessoas têm usado estratégias erradas para emagrecer e, pelo que tenho visto através de artigos científicos, uma das estratégias mais poderosas é a musculação para queimar gordura e emagrecer.

E agora eu te pergunto: Quantas pessoas você conhece que querem emagrecer e fazem musculação? Poucas, não é?

A maioria das pessoas quando pensa em emagrecer começa a fazer caminhadas, pensando que isso vai fazer elas emagrecerem.

Inicialmente, essas caminhadas podem até ter algum efeito, por conta do déficit calórico diário gerado. Porém, esse resultado logo irá estagnar porque este tipo de atividade não gera as repercussões orgânicas necessárias para emagrecer.

Ficou com curiosidade para saber como esta história vai acabar? Rsrs!

Continue lendo este artigo que você vai entender porque eu defendo tanto a musculação e porque eu sempre indico e uso a musculação para clientes que têm o desejo de emagrecer.

Mulher fazendo musculação para queima de gordura.

Penso que se alguns mitos fossem quebrados, teríamos uma população menos obesa, mais ativa e animada com os resultados que o exercício físico pode promover para a saúde.

Porém, preciso te alertar que não é qualquer forma de fazer musculação que vai gerar emagrecimento em você!

O treino de musculação deve ser periodizado de maneira detalhada.

POR QUE ACUMULAMOS GORDURA?

Esta é uma dúvida de muita gente! Seria tão bom se comêssemos tudo que a gente quisesse e não engordasse, não é?

Sinceramente, eu concordo com isso! Queria muito tomar um sorvete, comer um hambúrguer com batata frita e refrigerante e não engordar…

Mas, estamos falando isso agora, em um momento totalmente diferente, onde a oferta de comida é muito mais fácil, basta irmos ao mercado comprar algo e a nossa dispensa estará cheia de comida.

Porém, nem sempre foi assim! Antigamente, a oferta de comida era mais escassa, tínhamos que caçar a nossa própria comida, os equipamentos de caça não eram sofisticados como os de hoje… era bem mais difícil!

Outro detalhe é que não tínhamos a facilidade de transporte que temos hoje, o homem passava muito tempo se locomovendo de um local para o outro, então pense comigo:

Se essa era a nossa realidade, Deus com a sua infinita sabedoria, criou um sistema de estoque de energia, gerando o acúmulo de gordura. Só que as coisas evoluíram e nosso corpo continua acumulando gordura…

… Por isso, precisamos de estratégias para burlar esse sistema e evitar esse acúmulo de gordura.

Essa estratégia é gerar déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que consumimos.

Equilíbrio entre alimentação e musculação para queimar gordura.

MUSCULAÇÃO QUEIMA GORDURA?

Não da forma que você pensa! O erro das pessoas é pensar que ao fazer musculação vão queimar gordura durante o treino.

Talvez você já tenha visto alguém dizer isso, eu particularmente já vi pessoas falando: “Tem que sentir queimar porque quando você sente queimar é que queima gordura!” Rsrs!

Isso é engraçado, porque a gordura não queima na hora do treino e nem tem nada a ver sentir queimar a região trabalhada com queimar a gordura da região.

Muitas vezes você pode fazer um treino que não sente “queimar” nada e, a depender da estratégia, é uma excelente opção para emagrecer. A questão é saber sistematizar.

O pulo do gato é que a musculação, mesmo sem queimar gordura no momento do treino, é muito poderosa para queimar gordura depois do treino.

Durante o treino de musculação você usa muito carboidrato como fonte de energia, então quando você finaliza a musculação, seu estoque de energia provido do carboidrato está bem baixo e precisa da gordura como substrato energético.

E é justamente neste momento que começa a sua queima de gordura, que pode durar até 24 horas queimando gordura.

Claro que isso depende do treino! Ele deve estar bem ajustado para você!

MUSCULAÇÃO QUEIMA GORDURA ABDOMINAL?

Essa relação de queima de gordura abdominal é muito mal-entendida pelas pessoas.

Se eu te disser que a musculação queima gordura da barriga não estarei mentindo. Mas, temo que essa afirmação gere em você um pensamento errado…

… do tipo: “Vou fazer exercícios de musculação para o abdômen porque Renato disse que queima.”  Logo, vem em sua mente o que? Se acabar, fazendo mil abdominais!

Não é assim que funciona!

Na verdade, eu tenho muito medo dessas intepretações, pois em alguns casos esse tipo de conduta pode até lesionar!

Talvez você já tenha presenciado nas academias, pessoas fazendo diversos exercícios abdominais para “tirar” a barriga!

O que dizer também das aulas de abdômen que muitas vezes estão lotadas? Vejo pessoas fazendo aulas de abdominal, durante 1 hora!

Mulheres fazendo exercício abdominal.

A verdade é que essas aulas com movimentos repetitivos de flexão e extensão do trono, sem nenhum tipo de individualidade, parâmetro e periodização, podem te gerar uma hérnia de disco.

Se eu pudesse te dar um conselho, seria: Passe longe da sala de ginástica quando estiver tendo aula de abdômen. Porque você pode correr o risco de querer participar dessa aula e se machucar severamente.

E ainda, estará perdendo tempo! Essas aulas não irão te fazer queimar gordura abdominal!

Uma pena, mas essa é a verdade!

MUSCULAÇÃO TIRA GORDURA DO CULOTE?

Aqui eu vou te dizer a mesma coisa que falei em relação a queima de gordura abdominal!

A questão do acúmulo de gordura localizado em regiões como abdômen, culote e em outros locais é por conta de fatores hormonais e genéticos, na maioria das vezes.

Mulher apertando gordura do culote.

Infelizmente, não adianta fazer diversos exercícios para a região do culote, pensando que vai diminuir que não vai. O exagero de exercícios para região também pode te lesionar.

A forma que a musculação vai fazer você queimar gordura é diferente da que você imagina!

A musculação bem ajustada promove adaptações orgânicas no seu corpo que influenciam na queima de gordura corporal total e não localizada.

Essa semana, conversando com um casal de clientes que iria começar o acompanhamento comigo através do Personal Trainer Online, perguntei a eles sobre os objetivos e um deles falou que estava incomodado com a gordura na região abdominal e queria queimar essa gordura.

Precisei ser sincero com eles e dizer que não tinha um exercício específico para queimar gordura abdominal! Mas, um treino bem ajustado e uma alimentação balanceada iria levá-los a queimar gordura de verdade.

Consequentemente, a gordura na região que mais te incomoda queimará também! Não tem segredo e nem fórmula mágica.

COMO COMEÇAR NA MUSCULAÇÃO?

Se você me perguntar quando começar eu vou te dizer: hoje!

Quando você pergunta como começar, preciso ter uma conversa com você para você não se atrapalhar e fazer bobagens.

Às vezes, as pessoas vão com muita sede ao pote e fazem algumas besteiras.

O treino de musculação deve ser periodizado e de uma forma que haja uma evolução sistematizada, para que você não se machuque e nem pule etapas a ponto de chegar em um determinado momento e estagnar.

Se você me acompanha nas minhas redes sociais já deve ter visto que falo de diversos métodos de musculação, sempre faço algumas postagens explicando a aplicação dos métodos e os benefícios.

Mas, o que muita gente não sabe, é que para chegar em métodos mais avançados, existem um passo a passo que vou construindo com meus clientes.

 Para uma pessoa iniciante, por exemplo, alguns estudos têm indicado que um total de 8 a 10 séries por grupo muscular, semanalmente, já é o suficiente para gerar adaptações orgânicas.

Então, você como iniciante não precisa de protocolos avançados. Deixa isso para mais na frente, que você vai precisar quebrar o platô!

Para te ajudar nesta missão, vou disponibilizar abaixo um programa de treino para uma pessoa iniciante:

Treino para iniciante de musculação queima gordura.

Importante que você tenha em mente que isso é um modelo de treino. Não é programa de treino feito especificamente para você e nem descarta a importância do acompanhamento de um Personal Trainer.

Se você quiser ter um treino exclusivo e específico para você, conheça melhor o meu programa de Personal Trainer Online!

QUAL MELHOR EXERCÍCIO PARA QUEIMAR GORDURA?

Não caia nessa de querer uma receita de bolo com os exercícios mais poderosos para queimar gordura! Isso não existe!

Na verdade, não é o exercício tal que fará você queimar mais gordura do que outro exercício, mas a maneira que este exercício está sendo aplicada, a forma de periodização.

Durante algum tempo, se pensou que fazer exercícios que trabalham vários músculos ao mesmo tempo seria o ideal, por conta do gasto calórico promovido. A demanda de trabalhar mais músculos gera maior gasto calórico.

Em nossa cabeça uma conta é muito básica, quanto mais eu gastar calorias no treino mais eu vou emagrecer! Porém, não é assim!

A verdade é que quanto mais você estimular seu corpo a promover adaptações orgânicas depois do treino, sua queima de gordura será maior.

Veja essas 3 dicas que dei em meu Instagram de um treino rápido que queima gordura!

Eu gosto muito de manter a linha de usar os exercícios que trabalham vários músculos ao mesmo tempo, por uma questão de eficiência. Mas, não por conta do gasto calórico promovido pelo exercício.

Mulher fazendo agachamento com Renato Figueiredo

Eu fiz um manual totalmente gratuito falando dos 9 exercícios mais eficientes da academia. Vai ser bem interessante você baixar para conhecer eles.

MUSCULAÇÃO ANTES OU DEPOIS DO AERÓBICO PARA QUEIMAR MAIS?

Eu já vi e escutei muita coisa nas salas de musculação e uma coisa que sempre foi dita, inclusive em livros de fisiologia do exercício, é que fazer musculação depois do aeróbico é o ideal para quem quer queimar gordura.

Você já deve ter escutado alguém falar que a queima de gordura só acontece depois de 30 minutos de exercício, não é? Pura balela!

Ou então, ouviu falar que primeiro você tem que queimar carboidrato e só depois que queima carboidrato é que você vai queimar gordura. São tantas informações e mitos que muitas vezes fica realmente difícil de acertar.

Mas, agora vou facilitar sua vida!

Esqueça isso da melhor ordem em relação a queima de gordura, vou te dizer o que eu faço com meus clientes e te explicar porque acredito essa ser a melhor estratégia.

Eu te disse que a musculação queima gordura, por conta das adaptações orgânicas que o treino de musculação promove em você. Então pense comigo: Alguns estudos têm indicado que a atividade que você faz primeiro influenciará negativamente no desempenho da outra.

Se eu quero que meus clientes tenham um ótimo desempenho na musculação, o que devo fazer? Prescrever primeiro a musculação, principalmente para clientes avançados que fazem uso de protocolos e métodos avançados.

Preciso que eles deem o melhor deles na sessão de treino de musculação para que eles continuem queimando gordura depois do treino, durante muito tempo. Podendo chegar até 24 horas.

Depois da musculação aplico um programa de treino aeróbico de alta intensidade e curta duração.

CONCLUSÃO

Diferente do que sempre foi dito, a musculação tem um grande papel na queima de gordura. Porém, poucas pessoas sabem disso e acabam perdendo a oportunidade de ter excelentes resultados.

O acúmulo de gordura é um processo normal que o nosso corpo faz há muito tempo. Vivíamos em condições diferentes das que vivemos hoje e acumular gordura era um processo natural de segurança para momentos de privação alimentar.

O x da questão é que mesmo com toda evolução que passamos, o nosso corpo continua a acumular gordura! Rsrsrs!

Mas, hoje temos o conhecimento para lutar contra esse fenômeno, através do exercício físico e alimentação.

Se você quer saber qual a atividade que eu mais indico para quem quer emagrecer, eu te direi que é a musculação. Porém, não é fazer qualquer tipo de musculação! Precisa ser feita da maneira correta.

Algumas pessoas erram muito, pensando que o exercício de musculação de maneira localizada, vai derreter a gordura localizada, como exercícios abdominais para tirar a barriga ou para a parte lateral do bumbum para tirar o culote.

Você precisa de um programa de treino que gere adaptações orgânicas em você e promova gasto calórico, inclusive quando você estiver sem se exercitar, depois do treino.

Apesar deste artigo está cheio de informações importantes e científicas, você precisa de um treino específico para você!

Um forte abraço e energiaaaaaa!

Você tem alguma dúvida sobre exercícios físico e emagrecimento? Manda para mim aqui nos comentários que terei o maior prazer em te ajudar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.Email address is required.